A Bahia é muito mais do que o famoso Carnaval e o Acarajé considerados patrimônios do Brasil e do mundo.
É também uma terra de sabores, cores e muito axé.
Representado pelo acolhimento de seu povo hospitaleiro e arretado, isso tudo regado a belezas naturais e riquezas históricas do Brasil colônia, afinal a nossa primeira capital do Brasil foi Salvador, sabia?
Não deixem de ler este post até o final, preparamos para você um roteiro exclusivo.
Separamos o que consideramos ser os pontos imperdíveis de Salvador e Morro de São Paulo, muitos destes reconhecidos internacionalmente.
Salvador: um pouco de história
A primeira capital do Brasil é considerada um museu a céu aberto repleto de igrejas barrocas e casarões coloniais que dão um charme especial a cidade. Muitos destes presentes no famoso Pelourinho.
Ahhh não se surpreenda se deparar com rodas de Capoeira pelos cantos que visitar, afinal está manifestação artística é muito presente em todos os cantos da Bahia – arte considerada patrimônio mundial pela Unesco – dando ainda mais magia à sua viagem!!!
Pelourinho: patrimônio Cultural da Unesco
Dentro deste patrimônio mundial, se pode caminhar em meio a casarões coloniais coloridos que hoje são usados como bares, lojas e restaurantes, aliás, não deixem de ir no Gastronomia Senac, é incrível de bom. 😋
Ainda se pode avistar muitas igrejas e conventos datados dos séculos 17 e 18, como a Igreja Ordem Terceira de São Francisco e o Convento – principal representante do barroco da Bahia e uma das mais importantes do Brasil pela sua relevância cultural e grande quantidade de ouro presente em seu interior. Simplesmente fantástico!!!
Dica – Quando estiver lá, mesmo que não seja muito ligado a passeios culturais, vale a pena fazer o passeio do Pelourinho com guia credenciado.
Desta forma você conhecerá em detalhes as influências portuguesas e indígenas que refletem na arquitetura e na gastronomia. É muito interessante!!!
Certeza que sairá culturalmente enriquecido após ouvir parte das histórias que marcaram época em nosso país.
Elevador Lacerda: o cartão postal
Para ir do Pelourinho (cidade alta) ao Mercado Modelo (cidade baixa) ou vice versa, nada melhor do que usar o elevador, irá economizar um bocado de tempo e ainda estará usufruindo de um dos cartões postais da Bahia.
O Elevador foi fundado no século 19 com 63 m de altura e considerado o primeiro elevador urbano do mundo – vale ou não vale a pena? 🙂
Mercado modelo
Saindo do Pelourinho, aproveite para conhecer o mercado Modelo.
Casarão do século 19, tombado como patrimônio brasileiro.
Conta com centenas de lojas de artesanatos de todos os tipos e doces maravilhosos – não deixem de comer a cocadinha de coco queimado, é sensacional.
Ah…Vale pechinchar!! Sempre se dá para fazer bons negócio $$$ e trazer um pouco da Bahia em sua bagagem. 💼
Circuito Barra|Ondina: praias centrais
O circuito Barra/Ondina é muito mais do que o circuito carnavalesco, conta com uma orla revitalizada e moderna.
Sua principal atração é o Farol da Barra que se encontra cercado por piscinas naturais – ideal para se banhar e tirar muitos clicks. 📸
Além de tudo isso, é um dos melhores lugares para ficar hospedado, pois a infra estrutura e a localização são as melhores da cidade – Pense nisso 😉
Distância do Pelourinho: 6 km
Praia do forte: projeto Tamar
Localizado próximo de Salvador, a charmosa vila de pescadores é uma excelente opção de passeio pelas lindas praias.
Repletas de resorts de primeiro mundo, que podem ser vistos facilmente em toda a sua extensão.
Em meio a tanta exuberância, encontra-se o projeto Tamar, que há décadas cuida da desova e da recuperação de tartarugas, protegendo anualmente mais de 1600 desovas e 100 mil filhotes. Um trabalho ambiental extraordinário. Vale muito a pena!!!
Caso queira conhecer ainda mais as belezas da praia do forte e região, há muitos passeios náuticos ofertados localmente. Dependendo da época do ano você poderá observar baleias jubartes – Incrível!!!
Distância do Pelourinho: 85 km
Sabia também que se pode visitar tudo isso e ainda aproveitar para conhecer o paradisíaco destino de Morro de SP em uma mesma viagem de 8 dias?
Morro de São Paulo: a cereja do bolo
Depois de tudo que falamos, deixamos por último Morro de SP, por considerarmos a cereja do bolo.
A península de Morro de Sp nos reserva paisagens e passeios estonteantes. Possui 4 praias que estranhamente não tem nome, são somente conhecidas por seus números – praia 1, 2, 3 e 4. 😂🤣
Em toda essa extensão se formam piscinas naturais de águas mornas e transparentes criando um clima de Caribe.
E seu centrinho situado na praia 2, encontra-se a maioria dos restaurantes e barzinhos, que tocam mais MPB do que Axé, talvez seja um dos poucos lugares da Bahia que isso acontece. 😁
Volta a ilha de Tinharé: passeio de lancha
Não deixem de fazer este passeio de lancha que passa por Garapuá (Morro de SP) a Moreré (Boipeba), pois são repletos de piscinas naturais, ótimos para prática de snorkel.
Logo em seguida se faz um pit-stop nos quiosques de praia – que ao lado tem o encontro do mar com o rio – momento ideal para tomar aquela cervejinha e comer um tira-gosto para repor as energias.
Partindo de lá, o passeio segue pelo rio do Inferno sentido Cairu, passando pelo Convento de Santo Antônio, um rico patrimônio histórico do tempo de colonização.
Haverá uma última parada em Canavieira, para degustação de ostras no criatório natural, são servidas desde ostras in natura até gratinadas. Uma delícia!!
Dica: enquanto preparam suas deliciosas ostras, aproveite para mergulhar no rio que tem cor de erva matte. Recomendo, é muito refrescante!!!
Tirolesa do mirante: maior tirolesa com queda no mar do Brasil
Quando visitar o Mirante para ver os Golfinhos, aproveite para fazer a próxima parada na Tirolesa, desça com muito adrenalina e não precisará gastar sua energia na volta da trilha.
Como assim? É Isso mesmo – salve essa energia para outro passeio (:
Quer fazer um roteiro equilibrado e do seu jeito?
Fale com a gente!!! Nós vivemos o que escrevemos!!!
Até a próxima
Rafa Crespo