Principais passeios para fazer em Gramado e Canela

Se você é um amante de inverno, vinho, fondue, chocolate, prepare-se, essa é a viagem perfeita para você.

Imagem de gramado

Uma bela oportunidade para conhecer as lindíssimas cidades de Gramado, Canela e Bento Gonçalves. Apreciar um bom fondue acompanhado dos saborosos vinhos locais, ou até mesmo levar a família ao famoso parque de neve indoor – Snowland.

Listamos alguns lugares imperdíveis para visitarem em Gramado e região.

Gramado

Gramado, considerada por muitos um “pedaço da Europa” no Brasil – só que aqui se usa a moeda real . rs, é destino para todos os meses do ano, mas no inverno a cidade se torna especialmente encantadora. Com sua riquíssima gastronomia e paisagens belas a tornam especialmente charmosa.

Tudo é muito fácil em Gramado. A maioria dos hotéis, lojas e restaurantes se concentram nas avenidas Borges de Medeiros e das Hortências. Para rodar pelos arredores, sugerimos alugar um carro desde o aeroporto em Porto Alegre, pois algumas atrações são distantes e o táxi ou aplicativo de transporte podem sair bem caro.

Não faltam opções de diversões para todas as idades, confira algumas delas abaixo:

1. Lago Negro

Sabe quando durante a viagem bate aquele cansaço de tanto bater pernas por aí?

O ambiente relaxante do Lago Negro, cercado por árvores trazidas da Floresta Negra, na Alemanha, é ideal para descansar, curtir e namorar. Por ali dá para andar de pedalinho, ou simplesmente caminhar pelas trilhas que rodeiam o lago.

Onde fica: Rua. J. Renner – Bairro Lago Negro

Distância do centro: aproximadamente 2,6 km

Horário de aluguel dos pedalinhos: Diariamente, de 8h30 às 18h

Imagem do Lago negro em gramado

2. Rua Coberta

No coração da cidade, a Rua Coberta é um point disputado entre a Avenida Borges de Medeiros e a Rua Garibaldi. Toda a via é coberta por um telhado transparente, enfeitado de trepadeiras. À noite os cafés, bistrôs e restaurantes colocam ali suas cadeiras forradas com lã e grandes aquecedores a gás para desfrute de locais e turistas.

Onde fica: Rua Madre Verônica – Centro

Funcionamento: lojas até às 19:00 e os cafés e restaurantes as vezes funcionam até 00:00

Imagem da rua coberta em gramado

3. Vinícola Ravanello

A primeira vinícola de Gramado. A empresa é familiar, com maquinário importado da Itália. Há visitas guiadas que mostram todo o processo de produção.

Onde fica: RS-235, km 28,5

Funcionamento: visitas guiadas de segunda a sábado as 10h, 11h, 14h, 15h e 16h. Chegue com 15 minutos de antecedência para garantir sua vaga

Distância do centro: aproximadamente 7 km

4. DreamLand Museu de Cera

Caso tenha o sonho de tirar fotos com famosos, não perca a oportunidade de visitar o Museu DreamLand. Nos moldes do londrino Madame Tussauds o DreamLand e o primeiro museu de cera da América Latina. O Museu possui cerca de 50 bonecos de personalidades, entre elas – Jack Sparrow, Elvis Presley e Harry Potter. No subterrâneo, encontra-se o Harley Motor Show, o museu-bar em que ficam expostas 21 motos da Harley-Davidson originais.

Onde fica: Avenida das Hortênsias, 5507

Funcionamento: aberto diariamente 8h às 18h30.

Distância do centro: aproximadamente 2,5 km

Foto de um personagem no museu de cera em gramado

5. Hollywood Dreams Cars

Passeio imperdível para os amantes de carro. Do mesmo dono do DreamLand, por aqui as estrelas são os 28 carrões clássicos, como os dez Cadillacs rabo de peixe, Rolls-Royce e Jaguar. Pode-se encontrar até um conversível Ford Victoria 1956, único no Brasil.

Onde fica: Avenida das Hortênsias, 5507

Funcionamento: aberto diariamente 8h às 18h30.

Distância do centro: aproximadamente 2,5 km

Foto de carro no museu do automovel em gramado

6. Casa do colono

Na Praça das Etnias podemos encontrar produtos típicos produzidos no interior da cidade com toda influência italiana, alemã e portuguesa, além de passeios de agro turismo. Vale a pena reservar ao menos 3 horas do dia para visitar e descobrir todos os encantos que o lugar oferece.

O lugar perfeito para comprar geleias, biscoitos, cachaças, sucos, vinhos, queijos, salames e massas caseiras, pães, com certeza sabores que ficarão na sua memória.

Onde fica: Av. Borges de Medeiros, s/n – Centro

Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h30. Sábados e domingos, das 9h às 18h30.

7. Snowland

Sinta o encanto de cada floco branquinho da neve de verdade e se divirta na primeira e única Montanha de Neve do Brasil, desde 2013 vem atraindo turistas de todo Brasil com suas atrações em meio a neve indoor.

Sabe aquele passeio sem restrição de idade? Onde adulto vira criança? E mais, tenho certeza irá acreditar que está nos Alpes Suíços (:

Onde fica: RS-235, 9009 – R. Linha Carazal

Funcionamento: aberto a partir de 05/06/2020

Distância do centro: aproximadamente 7 km

Imagem da snowland em gramado

Canela

Não faltam paisagens serranas, bons restaurantes e várias atrações principalmente no inverno. Canela fica a menos de 10 km de Gramado. Se a ideia for economizar considere ficar aqui – melhor ainda se tiver com um carro locado.

1. Parque do Caracol

É preciso preparo para subir os 700 degraus até o mirante da Cascata do Caracol, uma linda queda d’água de 131 m. Para quem deseja evitar a fadiga ou tem algum problema de locomoção, o parque disponibiliza de elevador panorâmico que possibilita também uma ótima experiência.

Onde fica: Estrada do Caracol, km 0

Funcionamento: horário de funcionamento 09:00–17:30

Distância do centro de Gramado: aproximação de 14 km

Parque do Caracol em gramado

2. Alpen Park

Parque multi-temático conta com muitas atrações para adultos e crianças, as crianças costumam gostar do trenó Alpino, um carrinho que pode chegar a 40km/h. Focado em esportes de aventura light, tem ainda um circuito de arvorismo, tirolesa e passeios de quadriciclo.

Onde fica: Rodovia Arnaldo Oppitz, 901

Funcionamento: sexta a domingo 10h às 16h30.

Distância do centro de Gramado: aproximação de 11 km


Bento Gonçalves

A Bordeaux brasileira é a mais importante região vinícola do país. Visitá-las é o grande barato. Em pouco tempo todos irão se sentir especialista em vinhos. Além de conhecer as vinícolas, o passeio de Maria Fumaça é imperdível e te permitirá voltar ao passado.

Foto de campo em Bento Gonçalves

1. Casa Valduga

O empreendimento da Casa Valduga sem dúvidas é o principal roteiro em Bento Gonçalves. Concentra a vinícola, hotéis, restaurantes e uma loja. A visita guiada acompanha uma taça de cristal para as degustações. Passa pelas caves subterrâneas – a dos espumantes é a maior da América Latina.

Onde fica: Via Trento 2355 – Linha Leopoldina – Vale dos Vinhedos

Funcionamento: consultar disponibilidade

Distância do centro de Gramado: aproximação de 122 km

Casa Valdulga

2. Caminho de Pedra

Um passeio muito cultural que visa resgatar e preservar a cultura dos imigrantes italianos que chegaram à serra gaúcha a partir de 1875. São 28 casas de pedra da época da imigração italiana e cada uma delas com uma história diferente e vendendo produtos diferentes locais – erva mate, tomates, etc.

Onde fica: Linha Palmeiro, s/n°, Distrito de São Pedro

Funcionamento: o roteiro funciona 365 dias por ano das 9 às 17h30

Distância do centro de Gramado: aproximação de 105 km

3. Passeio de Maria Fumaça

Um passeio que certamente te levará de volta ao passado. Dentro do vagão, grupos folclóricos cantam e dançam músicas italianas. Faz paradas em Garibaldi e Carlos Barbosa.

Se gostou do conteúdo, compartilhe (:

Até a próxima

Rafa Crespo

Compartilhe o post:

Posts relacionados

Receba novidades por e-mail