Eu tenho certeza que você já se sentiu frustrado, estagnado, sem expectativa futura e muitas vezes perdido durante essa quarentena. E sabe porque eu sei disso?
Por que todos somos seres humanos cheio de emoções, sentimentos, questionamentos, inseguranças e isso é normal!!
Mas mesmo mediante cenários incertos, você pode e deve continuar sonhando e planejando o seu futuro. Isso ajuda a manter a esperança por dias melhores.
Que tal fazer um teste?
Se imagine planejando aquela tão sonhada viagem. Listando os lugares para conhecer nas próximas férias, no feriado prolongado ou aquela viagem rápida aos finais de semana.
Agora pense….
Se irá convidar alguém ou se partirá sozinho para uma experiência de auto-conhecimento.
Se será praia, metrópoles, lugares históricos, montanhas, neve, cachoeira ou tudo isso junto.
Os pratos culinários que experimentará.
Os idiomas que poderá praticar.
Quanto de cultura e história aprenderá.
As pessoas que encontrará nessa jornada.
As aventuras que terá para contar quando voltar.
O tempo de qualidade que terá com aqueles que ama e estarão com você nesta viagem.
Ou quanto aprenderá sobre si mesmo.
Acredito que só imaginando tudo isso já se sentiu mais feliz e animado. Te fez pensar que vale a pena continuar a jornada, mesmo que momentaneamente não pareça muito fácil.
Pode parecer exagero, mas sim, existem estudos que comprovam não só os benefícios de viajar, mas também os de planejar uma viagem.
Listamos abaixo 4 motivos para que você continue sonhando e planejando suas viagens.
Ajuda a reduzir o stress da rotina
A rotina pode se tornar bastante estressante. Acordar, trabalhar, cozinhar, cuidar dos filhos, estudar, limpar casa, lavar roupa e louça, trabalhar mais um pouco, se exercitar, colocar a leitura em dia. Ufaaaa!!!
E quando temos em mente um objetivo maior, fica mais fácil lidar com a rotina. Focamos no essencial e na recompensa.
Sabe aquelas férias que ficamos esperando chegar? Aquele final de semana na praia? São como combustíveis que nos impulsionam a continuar.
Te ajuda a economizar $$
Cada dia mais temos visto as pessoas se desconectarem dos bens materiais – carros luxuosos, casas, roupas e passarem a dar mais valor as experiências vividas e as pessoas que a cercam.
E quando começamos a viajar, acredito que mudamos ainda mais a nossa forma de pensar em relação a isso. Viagens de fato nos fazem economizar e repensar gastos do dia a dia.
“Viajar é a única coisa onde se gasta dinheiro, e te torna mais rico.” Desconhecido
Um momento vivido e colecionado na memória, ninguém pode te tirar.
Sua criatividade é aguçada
“A viagem começa no momento em que decidimos ir. A beleza que nos espera já se antecipa no desejo que nos faz arrumar as malas. Eu decidi viver assim. As malas estão sempre prontas. Quando eu percebo que a vida me chama, não penso duas vezes…Eu vou.” Padre Fábio de Melo
Essa frase reflete muito a realidade dos viajantes. A viagem começa exatamente no momento que decidimos ir. Passamos a pesquisar todos os lugares a serem visitados, os melhores roteiros, buscar por dicas, buscar por restaurantes imperdíveis.
Quando imaginamos a flutuação que faremos nas águas cristalinas de Bonito ou aquele fondue que comeremos em Gramado, precisamos usar a criatividade para vivenciar tudo isso antes mesmo de chegar lá.
Novas sensações, cheiros, idiomas e sons ativam partes diferentes do nosso cérebro, portanto, não deixe de viajar, ainda que momentaneamente, somente em pensamento.
Te enriquece culturalmente
Olhamos mapas e vasculhamos o Google maps.
Procuramos fatos históricos, fatos curiosos, conversamos com amigos que já estiveram no local, ligamos para nosso agente de viagem para anotar todas as dicas. Queremos aprender tudo quanto possível sobre o novo destino.
Aprofundamos o conhecimento em novas culturas. Muitas vezes aprendemos a nos comunicar – mesmo que minimamente – em outros idiomas. Planejar a viagem é um enriquecimento enorme intelectual e da alma.
Viva seus sonhos com a gente!!
Até a próxima!
Ana Paula Bueno